NOTÍCIAS

PRESS RELEASE | Boas práticas para mitigação dos efeitos das alterações climáticas identificadas em projeto desenvolvido por diversas entidades do sector agro-florestal

As alterações climáticas constituem, reconhecidamente, uma realidade e uma prioridade nacional, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade.

Os estudos efetuados indicam que Portugal e a região mediterrânica se encontram entre as zonas europeias com maior vulnerabilidade aos impactes destas alterações.

Ciente desta realidade a ANPROMIS – Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, o COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, a FNOP - Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas, a UNAC – União da Floresta Mediterrânica e o ISA – Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, implementaram o projeto RIAAC-AGRI “Rede de Impacto e adaptação às alterações climáticas nos sector agrícola, agro-alimentar e florestal”.

No âmbito desta iniciativa foram elaboradas 4 brochuras técnicas que pretendem, de forma simplificada, resumir os impactos dos atuais cenários das alterações climáticas nos sectores da Floresta, do Milho, do Tomate para indústria e do Regadio, identificando algumas recomendações que minimizem os seus efeitos nas explorações agrícolas e florestais nacionais.

Face ao interesse destas publicações, as mesmas estão já disponibilizadas em formato digital, no site da Rede Rural Nacional, e serão brevemente apresentadas em suporte de papel, num evento que terá lugar logo que possível.

Acresce recordar que no âmbito desta candidatura, foram também elaborados dois manuais nos quais constam os projetos de investigação implementados no nosso país, no âmbito das alterações climáticas para os sectores da floresta, do milho, do tomate para a indústria e do regadio.

Consulte aqui:

Adaptação às alterações climáticas – Brochura Técnica – Floresta

Adaptação às alterações climáticas - Brochura Técnica – Milho

Adaptação às alterações climáticas – Brochura Técnica – Regadio

Adaptação às alterações climáticas – Brochura Tomate para Indústria

Catálogo de Projectos RIAAC AGRI – Floresta

Catálogos de Projectos RIAAC AGRI – Milho, Regadio e Tomate-Indústria

Documento disponível na integra aqui.