Descrição
"Programa de Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão"
Projeto Aprovado pelo Programa INALENTEJO (ALENT-07-0827-FEDER-001508)
O pinheiro manso constitui, atualmente, uma das espécies florestais mais interessantes, assumindo um papel preponderante na economia das explorações agroflorestais mediterrânicas, sendo uma das fileiras emergentes mais relevantes do sector produtivo primário.
Com um mercado vocacionado principalmente para a exportação, a Fileira da Pinha/Pinhão pode assegurar um contributo efetivo para o reforço do valor económico dos espaços agroflorestais mediterrânicos, e para a redução do risco de abandono e de desertificação territorial.
Não obstante todas as mais-valias que já possui, assim como muitas potencialidades por desenvolver, esta cultura possui ainda vários constrangimentos ao seu desenvolvimento.
Foi para dar resposta a estas necessidades que a UNAC - União da Floresta Mediterrânica executou o Projeto “Programa de Valorização da Fileira da Pinha/Pinhão” uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO, cujo investimento ascende a 113.660,47 euros, com cofinanciamento FEDER de 79.562,33 euros.
Este projeto desenrolou-se entre Junho de 2012 e Maio de 2013 com os seguintes objetivos:
Objetivo 1 - Melhorar a informação de mercado da primeira comercialização de pinha
Objetivo 2 – Melhoria Operacional da Fileira
Objetivo 3 – Promoção e Valorização do Pinhão enquanto Produto Regional
Objetivo 4 - Divulgação de Conhecimentos e de Resultados