Image
Image

EVENTOS

 

Imagem1

 

 Da investigação à prática: Sistemas Agroflorestais - Sobreiro e Muito Mais

13 de Setembro 2019 | Observatório do Sobreiro e da Cortiça | Coruche, Portugal

O principal objectivo desta reunião é a transferência de conhecimentos e disseminação de resultados de três projetos desenvolvidos pelo Centro de Estudos Florestais (CEF), com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre a gestão de sobreiro e da cortiça: AFINET, CorkNeigbors e INCREDIBLE.  

Inscrições gratuitas mas limitadas à capacidade da sala, para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até dia 08 de setembro, com indicação de nome do participante, instituição, e-mail e interesse em participar no grupo almoço (custo suportado pelo participante) e/ou na visita de campo, da parte da tarde (transporte fornecido pela organização). 

 


 

From Research to Practice: Agroforestry Systems - Cork Oak and Much More

13th September 2019 | Observatório do Sobreiro e da Cortiça | Coruche, Portugal

The main aim of this meeting is to transfer knowledge and disseminate results from three projects developed under the umbrella of the Forest Research Centre (CEF) aiming to improve knowledge on cork and cork oak management: AFINET, CorkNeigbors and INCREDIBLE. Taking advantage of RAIN and Cork iNet networks, the event will include (i) oral presentations in an auditorium especially built to promote cork oak knowledge and (ii) a field trip to two cork oak stands where research results from ISA/CEF PhD thesis will be discussed.

 

           Programme


               9h00 |     Attendee's reception and registration

               9h30 |     Start of meeting. Presenting the meeting's objectives for AFINET and Incredible - Joana Amaral Paulo

               9h45 |     Cork oak stands, water and biodiversity. A decade of trial and error at Monte das Cebolas - Axel Gosseries

             10h15 |     Hedges and Shelterbelts: Opportunities * to be confirmed

             10h45 |     Thinning of young cork oak tree plantations: tree competition versus information on cork quality - Margarida Tomé

                11h15 |     Cork oak stands undestory management: impacts on the tree and cork. Results from a 17year old case-study - Sónia Faias

                11h45 |     Cork oak stands understory management: impacts on the soil - Ana Raquel Felizardo

                12h15 |     What about after 2019? AFINET RAIN members survey results - Joana Amaral Paulo

                13h00 |     Lunch at Ponte da Coroa Restaurant

                14h00 |     Departure to field trip

                14h30 |     Field trip to young cork oak stands close to the age of their first cork harvesting

                 17h00 |     Return to Observatório do sobreiro e da cortiça

 

Free registration but limited to room capacity. Registration is required until September 8th by email to Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., including the following information: name, institution, email and interest to attend the group lunch (cost pay for each participant) and the field trip in the afternon (transport provided by the organization from Observatório da Cortiça to cork oak stands and return to Observatório da Cortiça). 


INCREdible é um projeto colaborativo europeu financiado pelo H2020, que envolve 13 parceiros de 8 países (Portugal, França, Espanha, Itália, Grécia, Tunísia, Bélgica e Croácia)
Mais informação sobre o projeto e o evento em www.incredibleforest.net/  


 

logo AGRO INOVACAO 2019 01

Observatório do Sobreiro e da Cortiça | Coruche | 19 de Setembro 2019

 

A RRN – Rede Rural Nacional, a UNAC - União da Floresta Mediterrânica  e o CCSC – Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça realizaram, no passado dia 19 de Setembro em Coruche, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, o Workshop de Fileira " Montado x Produção animal x Vinha".

Os montados de sobro enquanto ecossistemas multifuncionais contribuem com uma variedade de produtos de elevada qualidade que sustentam várias fileiras relevantes a nível nacional, nomeadamente as fileiras da cortiça, dos produtos cárneos e do vinho. Um conjunto diversificado de projetos de investigação aplicada  estão atualmente a decorrer nestes sectores tendo em vista a gestão mais racional dos recursos e a resposta às necessidades dos mercados. A divulgação dos trabalhos a decorrer e dos resultados preliminares existentes, bem como a discussão da futura incorporação destes resultados nas explorações agro-florestais são os principais objetivos deste workshop, no qual será possível visitar as áreas onde estão a decorrer os ensaios.

                        Visita Floresta - Ensaio de nutrição em povoamentos de sobreiro à desbóia | GO Nutrisuber | Herdade do Arrão de Baixo

                        Visita Vinha – Poda mecanizada em vinha | GO IntenSusVITI | Quinta das Faias – José Maria da Fonseca

                        Visita Produção animal – Herdades da Craveira e Ervideira | Foros do Arrão

 

Documentos disponíveis para consulta:

 

 

Organização:

organização 2

Porque SMART é muito mais do que tecnologia.

Assuntos como a Gestão, a Inovação, a Eficiência, a Sustentabilidade e a Tecnologia nas explorações agrícolas, agroflorestais e agroindustriais têm tido uma oportunidade de discussão no AgroIN - evento do setor dos Agronegócios em Portugal.

A edição do AgroIN de 2019 vai ser totalmente SMART. O que significa que vai para além da tecnologia ou da agricultura de precisão, incluindo temas como a Economia Circular, Eficiência Energética; Agricultura de Conservação e Floresta de Precisão Inteligente. A iniciativa irá juntar empresários, gestores e técnicos que partilharão experiências e soluções para os cada vez mais estimulantes desafios dos agronegócios, com a produtividade e a rentabilidade.

Dia 10 de abril, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Evento organizado pela Revista Vida Rural com o apoio da UNAC.

Consulte o programa detalhado. Inscrições no Link.

TOPO SITE

Nos próximos dias 25 e 26 de Fevereiro, terá lugar no ISA o 1º workshop interregional do projecto INCREDIBLE – Innovation networks for cork, resins & edibles, do qual a UNAC é parceiro e coordenador da rede de inovação da cortiça. Este evento terá como tema a Variação genética do sobreiro: Uma ferramenta para a regeneração do montado e inclui uma visita aos ensaios de proveniência instalados no Monte Fava.

As inscrições devem ser dirigidas a Ágata Lam (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), se possível até dia 21/02/2019.

Programa disponível aqui.

Mais informação sobre o projecto INCREDIBLE aqui e no site do projeto, sendo possível a subscrição da newsletter e do blog.

Pág. 1 de 10

Search