Image

EVENTOS

Divulgação

 

Pode assistir ao evento no Youtube da UNAC - União da Floresta Mediterrânica.

 
Com o aproximar de mais uma campanha de comercialização de pinha, o Grupo Operacional + Pinhão - Gestão integrada de agentes bióticos associados à perda de produção do pinhão organiza este webinar para apresentação dos resultados disponíveis em termos dos agentes bióticos com impacto na produção de pinha. Principalmente dirigido aos produtores florestais, este evento tem por objectivo divulgar a informação existente em termos das pragas tradicionalmente apontadas como tendo impacto negativo na produção, mas também dos novos agentes fúngicos que têm vindo a surgir e a causar danos no pinhal manso.
 

O programa do evento está disponível para consulta.

Caso necessite de informação adicional, contacte a UNAC (www.unac.pt) ou 217100014.

 

PRESS-RELEASE | PINHÃO MEDITERRÂNEO NA MIRA DA INVESTIGAÇÃO

 

 

 

No âmbito das medidas preventivas relativas ao Coronavírus Covid-19, nomeadamente as recomendações da Direcção-Geral da Saúde para eventos públicos, informamos que a Conferência que ia ter lugar no passado dia 18/03, em Santarém, subordinada ao tema “Alterações Climáticas: que desafios para o setor agroflorestal nacional?” foi adiada para data a definir.

Lamentamos desde já qualquer transtorno que a situação possa causar.

Save the Date

 

No próximo dia 14 de fevereiro irá decorrer a Cerimónia de entrega de Prémio do concurso Árvore Portuguesa do Ano 2020 ao Castanheiro de Vales.

A cerimónia tem início previsto para as 10h00, junto à árvore, em Vales, Tresminas, Vila Pouca de Aguiar.

O Castanheiro é uma árvore majestosa e milenar, por onde se chega atravessando paisagens agrícolas e florestas de encantar.

O concurso nacional da árvore do ano 2020 decorreu em 4 fases. Depois da apresentação dos candidatos, um júri especialista selecionou as 10 árvores mais indicadas para representar Portugal no concurso europeu. Posto isto, foi aberto o período de votação pública on-line, e a 2 de dezembro de 2019, a UNAC anunciou o vencedor.

O Castanheiro de Vales ganhou o concurso com 1848 votos, seguido da Oliveira do Mouchão (1493 votos) e da Canforeira de Bencanta (1250 votos).

Foi assim o eleito a representar Portugal no concurso europeu Tree of the Year. Durante o mês de fevereiro pode votar no Castanheiro para árvore europeia do ano 2020 aqui.

 

 

As alterações climáticas são uma realidade e uma prioridade nacional, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade.
Os estudos efetuados indicam que Portugal e a região mediterrânica, se encontram entre as zonas europeias com maior vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas.
Ciente desta realidade a ANPROMIS, o COTR, a FNOP, a UNAC e o ISA implementaram o projecto RIAAC AGRI “Rede de impacto e adaptação às alterações climáticas nos sectores agrícola, agro-alimentar e florestal”.

No âmbito das diversas ações previstas, vai ter lugar no próximo dia 29 de Novembro, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, um Workshop subordinado ao tema Alterações Climáticas: como nos adaptamos a esta nova realidade? para o qual o convidamos a inscrever-se.

As inscrições são gratuitas, limitadas à capacidade da sala e obrigatórias até ao próximo dia 27 de Novembro, através do link - Inscreva-se aqui.

Programa disponível (consultar).

Logotipo Positivo RGB

Pág. 1 de 11

Search